19 de jul. de 2009

Reportagens de TV sobre falsos condomínios

No site http://www.defesapopular.org/ no link "Vídeos" é possível assistir reportagens veiculadas na Globo, Record, Bandeirantes, Rede TV e Cultura sobre os falsos condomínios. Uma pesquisa no YouTube também mostra diversos vídeos sobre o assunto.


"Emissoras de televisão continuam no encalço dos Falsos Condomínios"
A Defesa Popular já vem há muito tempo requerendo que a OAB e também o Ministério Público entrem nesta briga.Com a pressão das emissoras e a repercussão nacional do problema que se agravou ao longo do tempo, "parece" que agora, todos estão dispostos a resolver este impasse. É mais um triunfo para os moradores de bairros urbanos e as emissoras de televisão continuam no encalço dos Falsos Condomínios.

Visite sempre esta página pois sempre que localizamos uma nova reportagem ela é incluída.

Destaques

  • 02/02/2011 - Arujá, SP
    Moradora de falso condomínio faz denúncia no DefesaPopular.org
  • 20/12/2010 - TV Jornal - Jardim Colonial - Limeira, SP
  • 16/12/2010 - Tudo na Hora - Loteamento Cidade Jardim e Residencial Flamboyant - Maceió, AL
    Mais uma denúncia de ruas públicas fechadas por particulares...
  • 10/12/2010 vídeo publicado pelo DefesaPopular.org - Niteroi, RJ
    Morador de Niteroi faz denúncia sobre ruas públicas fechadas, invasão de áreas públicas para construção da sede da Associação. A declaração foi filmada na Secretaria da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro.
  • 23/06/2010 Jornal da Gazeta - Morumbi - São Paulo
    Reportagem afirma que ruas com guaritas e cancelas estão na mira do Ministério Público. Mostra ruas fechadas em São Paulo e entrevista com José Carlos de Freitas, Promotor Público de SP que afirma "ninguém pode ser obstado de ingerssar em uma via pública, muito menos ser parado por um vigilante para que diga quem é e para onde vai". Desde Dezembro/2009 o Ministério Público de São Paulo recomenda aos Promotores especial atenção com os fechamentos de ruas públicas... Veja detalhes.
  • 30/04/2010 Pronunciamento do Senador Álvaro Dias PSDB/PR no Senado Federal
    Denuncia o absurdo dos fechamentos de áreas públicas com a autorização dos municípios
    a partir de 8''27' a fala do Senador é seguinte:
    "Vim à tribuna hoje atendendo ao apelo de pessoas que estão vivendo este problema nos tribunais, para dirigir um apelo em especial ao Poder Judiciário, no sentido de oferecer balizamento definitivo à respeito da questão, de modo a banir a ação danosa dos falsos condomínios, bem como as autoridades municipais das localidades que abrigam elevado numero de ações judiciais envolvendo a cobrança de taxas por associações de moradores e similares. Eu creio ser da maior importância uma decisão judicial que possa balizar o comportamento de cidadãos que vivem atormentados exatamente em função dessa insegurança jurídica, alguns consideram estar sendo explorados, em função de uma organização de condomínios que fogem a esta realidade e escapa ao bom senso, impondo obrigações que não foram assumidas expontaneamente pelos cidadãos. Espero que com essa singela manifestação da tribuna do senado possa resultar em contribuição para a solução dessa questão jurídica que vai se transformando em uma pendência interminável, a fim de que muitos brasileiros que estão nesse momento preocupados com esta situação, com débitos que se avolumam possam receber a tranquilidade do Poder Judiciário em relação aos seus reais deveres e as suas obrigações no que diz respeito a essas taxas cobradas por condomínios organizados em muitas cidades brasileiras." alvarodias@senador.gov.br
  • 27/01/2010 - Rede Globo / Vanguarda - Jardim Eldorado - Tremembé, SP
    Assista o vídeo no Youtube
  • 10/12/2009 - Band Cidade - Bairro Cachoeira - Curitiba, PR
    Rua pública fechada para criar "condomínio".
  • 22/07/2009 - Rede Globo / Vanguarda - Jardim Eldorado - Tremembé, SP
  • 20/07/2009 - Rede Globo / Vanguarda - Parque Arco-Iris - Atibaia, SP
    Segundo os moradores, quem compra um imóvel recebe o aviso que a filiação é automática e obrigatória.
  • 30/06/2009 - Rede Globo - Parque dos Príncipes - São Paulo, SP
  • 25/06/2009 - Rede Gobo Parque Palmeiras - São Paulo, SP
  • 11/06/2009 - Rede Globo Jardim das Vertentes - Butantã - São Paulo, SP
    A Polícia Federal diz que a administradora não tem autorização para prestar serviço de segurança privada.A administradora está processando vários moradores. O Ministério Público foi acionado mas ainda não se posicionou. Veja a entrevista do Adv Marcelo Manhães de Almeida, Presidente da Comissão de Direitos Imobiliários da OAB-SP: "se não faz parte da associação, não pode ser obrigado a pagar".
  • 10/06/2009 - Jornal da Cultura - Jardim das Vertentes e outros loteamentos de São Paulo
    "O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça já tem decisões que condenam associações de moradores por fechar ruas públicas e obrigar o pagamento de mensalidades, mas nos tribunais de 1ª e 2ª Instâncias os juízes ainda tem decisões divergentes. A Constituição é clara, ninguém está obrigado a participar de associações e o acesso ao espaço público é um direito do cidadão."
  • 29/04/2009 - vídeo Defesa Popular mostrando várias guaritas sendo retiradas de um bairro de São Paulo e a declaração: "A Defesa Popular vai continuar seu trabalho visando demonstrar para o Judiciário que estas associações não podem de forma alguma continuar a oprimir os moradores de bairros urbanos. As denominações loteamento fechado, condomínio atípico não existem, são formas semânticas de se qualificar um meio de ganhar dinheiro. Toda essa politicagem aplicada, por tras disso existem interesses muito grandes, pessoas influentes, políticos, juízes, desembargadores..."
  • Abril/2009 - Rede Record - São Paulo, Cotia e Limeira, SP Mostra guaritas sendo removidas pela Prefeitura de São Paulo e reportagem em Limeira. "Para o Ministério Público, condomínios clandestinos são aqueles criados pelas associações de moradores que tornam áreas públicas propriedades particulares usando apenas cercas ou construindo muralhas, e de uma hora para outra o que era um bairro se torna um conjunto residencial. (...) via pública não é propriedade particular".
  • 12/05/2008 - CQC Rede Bandeirantes parte 1 / parte 2- Loteamento fechado invade rua em São Paulo.
    Colonial Granville
  • 17/04/2008 - Prefeitura de Niterói, RJ cumpre ordem judicial e retira portaria principal da Associação de Moradores do Bairro Boavista Itaipu.
  • Jornal São Paulo Acontece Rede Bandeirantes - Parque dos Príncipes - São Paulo/Osasco, SP
    José Carlos de Freitas, Promotor Público de Habitação e Urbanismo de SP afirma que a cobrança de quem não é associado é irregular.
  • 13/02/2007 - Rede Record - Falsos condomínios em São Paulo
  • Maio/2006 - Rede TV - Colonial Village - Cotia, SP
    Reportagem de Olga Bongiovanni e Celso Russomano


2 comentários:

  1. Visitem o CANAL em DEFESA das VITIMAS DOS FALSOS CONDOMINIOS no YOUTUBE : http://www.youtube.com/user/VITIMASCONDOMINIOS?feature=mhum

    ResponderExcluir
  2. Moramos nos Jardim das flores em SJCampos e estamos passando por isso, faz 29 anos, já ganhamos no STF e a coisa não cessa. Divulgue nosso blogue, tem uma serie de documentos .
    https://jardimdasfloreslivre.blogspot.com.br/

    obrigado.

    ResponderExcluir